segunda-feira, 14 de março de 2011

Detran distribui porte de armas


O Detran está distribuindo porte de armas. Para se inscrever é necessário que o candidato tenha 18 anos completos – não há limite de idade-, seja condutor e tenha um espírito assassino.
Pode até parecer piada a chamada acima, mas eu acho que existem condutores que andaram interpretando desta forma as informações na hora de fazer a CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Não é de agora que existem motoristas indignados com os colegas de volante. As imprudências no trânsito não causam só indignação, também são responsáveis por milhares de acidentes – muitas dos quais ceifaram vidas inocentes. Homens e mulheres, crianças e idosos, que deixaram enlutados filhos, pais, companheiros e amigos.
Até quando isso vai durar? Muito provavelmente, nunca se acabe. Mas eu ainda tenho esperança. Tenho esperança de que motoristas não deixem seus carros estacionados nas vias. Sim, na via. Esta cena eu mesma presenciei e lembrei que devo ter um anjo da guarda. Quando viajava de volta à minha residência, no sentido Santa Cruz do Sul – Monte Alverne, no trecho após o trevo de Linha Nova, sou surpreendida por um veículo ESTACIONADO no asfalto, detalhe numa curva. O veículo estava com o pisca ligado como se fosse entrar à direita. No ínicio, cheguei a pensar que o condutor pudesse estar sinalizando para entrar em uma residência. No entanto, quando cheguei mais perto notei que o carro estava parado, e sem ninguém dentro dele. Fiz sinal e iria ultrapassar o carro estacionado na via. Mas, do outro lado, vinha um ônibus. Com a pista molhada da chuva, ao pisar no freio para não bater no ônibus e nem no carro estacionado rodopiei na pista. Por sorte, o meu anjinho da guarda estava acordado e a situação não rendeu mais de um susto.
Mas não para por aí. Poucos dias depois, em uma ladeira com curvas acentuadas, me deparo com um caminhão fazendo uma ultrapassagem em outro caminhão em local proibido. Tive de estacionar para deixá-lo concluir a ultrapassagem. Afinal, que você acha que ia levar a melhor: eu, que estava no carro, ou o motorista do caminhão, que fazia uma ultrapassagem em local proibido?
Outra coisa que me irrita é aquele condutor que não usa o pisca. Não é porque se está em uma localidade do interior ou em um município pequeno que este acessório deixa de ser necessário.
Os acidentes de trânsito matam mais pais e mães de família do que os conflitos e guerras, segundo dados da OMS. O que valida a minha ideia de que andam distribuindo portes de armas no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário: