quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Brincadeira

Uma manifestação de apoio as reivindicações dos professores estaduais foi organizada pelos estudantes de Santa Cruz do Sul na manhã deste dia 23 de novembro. Mais de 400 estudantes erguendo cartazes com palavras de ordem, bandeiras e apitos – ou somente caminhando – percorreram as principais ruas de Santa Cruz do Sul para chamar a atenção do poder público para a questão que envolve a greve do magistério estadual.
O apoio ao pagamento do piso ao magistério e, principalmente, uma negativa a tentativa de reforma do currículo do ensino médio ainda para 2012. Os alunos – assim como os professores – não conseguem entender o motivo pelo qual a implantação do novo padrão curricular no estado do RS está sendo feito de forma autoritária. É flagrante a falta de respeito a sociedade civil, visto que os pais matricularam os filhos sem saber o que exatamente iam ser lhes ensinado.
Eu não consigo compreender porque é tão difícil atender a solicitação quanto a reforma. Obviamente não são todos os estudantes de ensino médio que esperam cursar uma graduação. Mas isto dá o direito ao Estado de tirar a oportunidade daqueles que assim o desejam? Que se deixe a opção: a forma tradicional, voltado para o vestibular e outros exames, como o Enem; ou a proposta do Governo do Estado.
Quanto à questão do pagamento do piso, é inegável que falta vontade política para pagá-lo. É preciso avançar muito além de uma questão salarial quando o assunto é educação, especialmente na infraestrutura das escolas. O caminho é longo, mas precisa ser trilhado.
No entanto, não se pode negar: existe uma lei e ela precisa ser cumprida. Ou com que direito o Estado vai cobrar que os cidadãos paguem os seus impostos? 

Nenhum comentário: